MEU PÉ DE LARANJA LIMA ♥


Sabe aquele livro que te surpreende em cada palavra lida, do começo ao fim? Pois é, me senti assim ao ler "O Meu Pé de Laranja Lima".


Sempre quis ler "O Meu Pé de Laranja Lima" mas sempre fui adiando a leitura... Achava o livro meio caro, ele custa em média R$39,99 e achava muito caro só pelo material dele, é muito frágil, não é capa dura e tal (Não sou mão de vaca, maaaas HAUHAUHAUA). Enfim, fui deixando... Deixando... E só fui comprar ele na semana retrasada quando passei por uma Livraria e o encontrei por R$19,99, aí pensei... Opaaa! Agora que desvendo o mistério do tão famoso Pé de Árvore ♥

Fazia tempo que não me apaixonava tanto por uma história. O Meu Pé de Laranja Lima é um livro marcante, comovente, surpreendente e muito triste. É uma história que é impossível não se apaixonar, e faz querer saber o final no mesmo momento que você termina de ler a primeira página.


A dedicatória do autor já deixa bem claro que a história faz parte de uma lembrança vivida e que a morte faz parte dela. O livro é repleto de SAUDADE.


José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 – São Paulo, 24 de julho de 1984) era de origem nordestina (nasceu no Rio,mas foi criado em Natal), de uma família muito pobre, talvez na por isso tenha conseguido transmitir com tanta verdade as agruras de Zezé.


Zezé é de uma família muito pobre e trabalhadora, como muitas famílias do Brasil. O garoto é super inteligente, sensível, criativo e danado, apronta todas. Ele tem um amigo- confidente, que é seu pé de laranja lima, o Xururuca e também o Luciano, o morcego. Ele tem um irmãozinho, o Luís, que ele cuida muito. São muitos irmãos e o mais velho cuida do mais novo, Zezé é cuidado pela Godóia, que é muito protetora. Jandira e Totoca às vezes judiam dele. Sem querer, Zezé acaba fazendo amizade com o Portuga, que tem um papel muito importante na vida de Zezé. Dona Cecília Paim é a professora, Zezé é o menorzinho da turma. O menino sofre as injustiças do mundo adulto, aprende cedo demais o que é a dor e a tristeza. A infância deveria ser a fase mais feliz, mas nem sempre é assim. Os pais que descuidam do fundamental, do amor e da companhia, porque estão preocupados demais com a sobrevivência da família. Zezé usa o mundo da imaginação para escapar da realidade da vida até o dia em que descobre que não pode mais fugir disso.


“O Meu Pé de Laranja Lima” foi publicado em 1968 e é até hoje um dos livros mais vendidos na história do Brasil. Foi traduzido para 12 línguas e publicado em 19 países. Do livro foram feitos um filme em 1970 que levou aos cinemas mais de 7 milhões de espectadores, além de 3 novelas de grande sucesso: TV Tupi   (1970); Rede Bandeirantes (1980 e 1998). Em abril de 2012 ganhou uma adaptação com Direção de Marcos Bernstei.


O livro é emocionante do começo ao fim, me emocionei MUITO. E logo que terminei já assisti o filme. Agora quero muito assistir o filme mais antigo :)


Essa é minha dica de leitura ♥ Vale super a pena ler cada palavra desse livro. Estou encantada :)


E ai... Já leu "O Meu Pé de Laranja Lima"? Já ouviu falar dele?


                                                                                                                                            Beijocas ♥

Nenhum comentário

Postar um comentário

Rock On
© SAMIFOBIA - 2015. Todos os direitos reservados. Layout por: Amanda Portfólio. Tecnologia do Blogger. imagem-logo